A Auto-Estima pode ter um impacto profundo, marcando-a muitas vezes de forma negativa nas várias facetas da sua vida.
Mas existem formas de melhorar a Auto-Estima, inclusivamente afastando marcas nefastas ocorridas na infância.
1. Reflicta sobre o que está na origem do problema, ou seja, o que fez com que activasse o aspecto negativo sobre si mesma:
- Uma apresentação no trabalho; uma crise em casa; um problema com alguém que ama; ou uma mudança mais drástica (filho que deixa a casa; perda do trabalho; etc...).
Depois, tendo identificado o gatilho que se constitui na situação que faz com que fique com uma Auto-Estima baixa, preste atenção aos seus próprios pensamentos sobre si nessas alturas. Procure, então, falar consigo mesma e antes de ter qualquer pensamento menos bom em relação a si própria, incluindo pensamentos de auto-comiseração, retraia-se de os ter e diga "Não" a esses pensamentos, conte até 10 se for preciso e guarde esse "mantra" para uso em S.O.S.
Ao reflectir racionalmente sobre os pensamentos de baixa Auto-Estima que tem, verá que aquilo em que está a pensar e acreditar não tem fundamentos reais e que é sempre exagerado pelas circunstâncias que a levaram a ter os maus pensamentos.
2. Parecendo que não, está mesmo comprovado que vestir-se com roupa interior bonita/sexy pode fazer com que se sinta mais confiante e isso inclui os make-over ou, simplesmente, dar mais atenção ao seu visual. No fundo, trata-se de sentir-se bem e bonito.
Não é preciso comprar muitas peças de roupa, mas apenas algumas e de qualidade, que o façam sentir-se realmente confortável. Para valorizar os seus atributos naturais, para todos os tipos de corpo existem soluções (esteja atento para posts futuros em que darei as dicas para cada tipo de corpo).
Está mais do que visto: é errado pensar que tem um corpo que não permite usar roupa que lhe fique bem!
Nunca se esqueça que só tem esta vida e deverá ao máximo fazer tudo para ser feliz; cuide de si, levando uma vida mais saudável, porque vale mesmo a pena.
3. Ande mais rápido e com uma postura de confiança, de peito aberto para o mundo.
Sabia que ao andar 25% mais rápido está a exibir uma maior confiança e Auto-Estima? Pois é, pequenas alterações e grandes mudanças!
Aparentará que não leva o mundo às costas e por isso tem um andar pesado e pesaroso. Além disso, também parecerá que é uma pessoa ocupada, com objectivos e que, por isso, não tem tempo a perder com insignificâncias.
Andar com uma boa postura, projectar bem a voz, mantendo a cabeça direita e com um olhar directo, demonstra igualmente que tem poder sobre o que lhe acontece e sabe adaptar-se às situações que lhe surgem. Mesmo que inicialmente não tenha muita confiança no que vai dizer, se fingir essa mesma confiança, aparentar dominar o que diz, verá que "o hábito faz o monge" e que depois começará a ser-lhe natural.
4. Exercite a gratidão e o optimismo!
Quando a sua mente se foca no que quer também existe o risco de pensar nos obstáculos e dificuldades que a impedem de o ter. Daí que deverá contrariar esses pensamentos, focando-se em agradecer/sentir-se grata pelo que tem e pelo que já conseguiu ter. Saliente as coisas que já conseguiu e certifique-se que você é o seu maior adepto/fã, pois isso age como motivador maior para o que virá a fazer.
5. Quebre com os maus vícios da sociedade!
Não entre em círculos de pessoas que só sabem falar mal dos outros, de maneira a desviarem as atenções sobre as suas próprias falhas. Pratique ser interessante e dar-se bem com os outros, procurando elogiar sempre algum aspecto que vê logo a se encontrar com alguém amigo. Proferir um elogio é algo fácil e que faz muito bem a todos. Vendo o melhor nos outros, verá também o melhor em si.
Contribue para com o seu próximo e terá mais respeito por si mesmo e um maior sucesso pessoal.


Sem comentários:
Enviar um comentário