Blogue para auto-ajuda, consultoria para imagem pessoal e espaços, dicas para organização e maximização de tempo.

Torne a sua vida melhor: mais positiva, mais simples e mais organizada!


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ser sociável: conhecer pessoas

É uma pessoa tímida e introvertida? Não costuma falar com as pessoas, nem tentar conhecer pessoas novas, a não ser virtualmente em chats e redes sociais?
Então este post é mesmo a pensar em si :)

Uma pessoa não tem de ser naturalmente sociável, pelo contrário, sociabilizar saudável e construtivamente tem muito a ver com uma crescente aprendizagem, individual e sobre os outros também.

Porque não começar com um sorriso? Uma abordagem inofensiva e que pode desarmar as pessoas mais alheadas.
Hoje em dia, seja quando nos dirigimos a alguém que está no atendimento de uma loja, seja quando falamos com pessoas que temos como próximas, da família, ou amigos, há uma certa tendência para nem sequer haver contacto visual, o que é lamentável. Não só porque grande parte da comunicação e da intenção do que comunicamos está nos pequenos traços gestuais que desenhamos com o rosto e com o próprio corpo, mas também porque demonstramos logo à partida um desinteresse pelo próximo e que poderá ser mesmo lido como um certo desrespeito pela pessoa com quem interagimos, não parecendo que nos interessamos pelo que ela diz, demonstra ou quer transmitir e até, em última instância, por quem ela é.

Ser mais ligado com o mundo à sua volta também o liga mais a si mesmo, não em termos aborrecidos de "estarmos só connosco mesmos e aturarmo-nos", mas sim de nos abrirmos e sermos verdadeiramente nós com os outros, tendo a certeza de quem somos e de como nos definimos.
Abrirmo-nos para os outros é admitir que somos iguais a eles e que eles são apenas pessoas como nós, com todas as suas dúvidas e características de se ser humano.

Em resumo:

- Interessar-se pelo outro e verdadeiramente escutá-lo: cada pessoa é um mundo e quando se conhece alguém novo pode-se ter a agradável surpresa de se ficar um mundo mais rico!
- Um sorriso, um abraço, um leve gesto com a mão no braço da outra pessoa, criam imediatamente empatia (e são gratuitos) !
- Ajudar alguém sem ser para se vangloriar a seguir, é uma das chaves para se construir um conhecimento mais profundo do outro e contribuir para o seu próprio crescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário