Blogue para auto-ajuda, consultoria para imagem pessoal e espaços, dicas para organização e maximização de tempo.

Torne a sua vida melhor: mais positiva, mais simples e mais organizada!


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Como decidir?


Às vezes, encontramo-nos perante um dilema, ou mesmo apenas uma escolha que temos de fazer e não sabemos como agir. Podemos ficar muito tempo a pensar nisso e consequentemente perder muito tempo sem efectivar a nossa escolha para podermos avançar. 

Ora, não há nada mais objectivo, rápido e prático do que criar uma lista de prós e contras. Não nos devemos preocupar em estarmos a destituir a complexidade da escolha a que temos de proceder, pelo contrário, se todos nós o fizéssemos sistematicamente em todas as áreas da nossa vida, esta deixaria de nos parecer tão complicada.

Aquando da execução da lista, deverá enumerar numa coluna todos os argumentos/aspectos que lhe parecem favoráveis à escolha e na outra coluna, claro, os que resultam ou consistem em aspectos contra essa mesma escolha. Veja qual o método que lhe serve como sendo mais eficaz: encontre um aspecto de cada vez em cada coluna, ou liste logo todos de que se lembrar primeiro numa coluna e depois noutra.

Poderá encontrar aspectos/argumentos/factos que em si mesmo pesam mais do que contando apenas como um; daí se aconselhe a que estabeleça bem as suas prioridades, para que os factos que apresentar como prós e como contras sejam bem medidos e no total contem muito aproximadamente da sua realidade.

Vejamos um exemplo simples:

Questão/Decisão/Dilema - Devo pintar, ou não, o cabelo com um tom de vermelho? 

Prós: 1-Mudar o look (se a mudança for um aspecto que lhe é prioritário/positivo); 2-O vermelho aquece o look; Fico bastante diferente das outras pessoas (se este facto for positivo para si).
Contras: 1-O tom vermelho no cabelo é uma cor que depois não dá bem com toda a roupa; 2-O vermelho não conjuga com o meu tom de pele (este aspecto vale por dois e poderá ser decisivo, pois se o aspecto total do seu rosto ficará mal com o tom escolhido, é óbvio que deverá escolher um mais apropriado ao seu tom de pele).

Cá está, se o objectivo for mudar de look e tendo visto esta hipotética situação, conclui-se que uma mudança de look é favorável desde que com um tom adequado ao cabelo conjugando-se com o tom de pele.

Decisões, para que vos quero!

Sem comentários:

Enviar um comentário