Blogue para auto-ajuda, consultoria para imagem pessoal e espaços, dicas para organização e maximização de tempo.

Torne a sua vida melhor: mais positiva, mais simples e mais organizada!


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Limpar a Casa



A limpeza da casa pode ser um factor de muita turbulência entre os membros de uma família, ou quem habita a mesma casa e também a nível individual.

Passa por ter a iniciativa de limpar, até à limpeza em si e, em derradeiro objectivo, tornar a limpeza num mecanismo constante, padronizado, de modo a agilizar os processos e, assim, reservar mais tempo para outras actividades.

Eis as dicas para fazer da limpeza uma actividade automatizada e prazerosa:


1. Quando limpar, basta limpar. Não esteja a pensar na próxima tarefa, nem assista TV enquanto está com a tarefa em mãos. Apenas limpe, varra e lave, num instante estará despachado.

2. Faça o seu trabalho com gratidão e compaixão. Antes de começar, se precisar de motivação, lembre-se de ser grato pelo que tem, por ser capaz de limpar e deitar fora o lixo. Seja grato pelas pessoas que tem na sua vida e lembre-se por que é grato por eles. Então, lembre-se que está a limpar por compaixão: para as pessoas na sua vida, para que o seu dia possa ser um pouco melhor, por ter uma mesa limpa, por si mesmo, de modo que pode ter um espaço agradável e organizado que permita a leitura de um bom livro, por exemplo. Esta é a sua intenção e vai ajudá-lo a lembrar-se de estar atento.

3. Preste atenção aos seus pensamentos, corpo e acções. Pratique concentrar-se: no pano, na vassoura, na poeira. Mas também observe os seus pensamentos: está a pensar noutras coisas? Está a julgar os outros? A desejar que as coisas fossem diferentes? Está com raiva? Não bana os pensamentos, mas tome em conta que está a tê-los. Depois, volte para a limpeza. Observe também como limpa o seu corpo e a sua respiração. Observe tudo sobre o momento, mergulhe nele.

4. Não deixar nenhum rasto. Isso, é claro, é uma filosofia de quem usa o ar livre - para ter um impacto mínimo sobre a terra, deixe apenas pegadas e leve apenas imagens. Mas o que acontece nas nossas casas e locais de trabalho? Estes não são algo tão natural como um lago ou uma montanha, talvez, mas eles são nossos habitats. Temos de viver neste sítio, muitas vezes com os entes queridos, e por isso, devemos estar atentos ao impacto que estamos a ter nesse habitat. Não deixar nenhum rasto significa que não deixe uma confusão, que se desfaça do seu lixo corretamente, de que é respeitoso para com as outras pessoas no seu espaço.


Processos de limpeza
  • Lave a sua tigela quando já não a vai usar mais. e todos os outros pratos também, é claro.
  • Limpe à medida que avança, como faz um chef de cozinha. Se está a cortar vegetais, limpe a tábua de corte e a faca quando acaba e coloque restos de comida no lixo. Não empilhe as coisas sobre os balcões ou no lavatório.
  • Tenha um lugar para tudo. Se algo não tiver um lugar, designe um. Coloque as coisas de volta no seu lugar assim que acabar de usá-las.
  • Comece a deitar para o lixo as coisas que já não usa e não necessita. Inicie exatamente onde está e escolha algumas coisas que não precisa, ou não usa e coloque-os num saco, ou caixa, para serem doados ou reciclados. Já começou, amanhã faça-o novamente.
  • Limpe a sua pia da loiça; se estiver suja esfregue-a e deixe-a sempre sem pratos.
  • Limpe os balcões e fogão. Quando termina de preparar a comida, limpe as coisas.
  • Se o chão está sujo, tire um minuto para varrê-lo conscientemente. É uma boa pausa no seu dia.
  • Lide com as facas com cuidado.
  • Tenha uma escova de vaso sanitário perto do banheiro e se notar um pouco de sujidade depois de usá-lo, pegue na escova e largue o autoclismo.
  • Faça trapos da roupa que já não usa, para utilizar na limpeza. 
  • Mantenha as superfícies planas vazias, com espaço; o chão é apenas para tapetes e móveis. Estes não são lugares para guardar um monte de lixo. Se vir um ar desordenado nas superfícies planas, limpe-os, um de cada vez. Livre-se dos itens, ou ofereça-os a pessoas que podem precisar deles.
  • Seja gentil com aqueles que o rodeiam e explique-lhes que toda a gente pode entrar num processo de limpeza automatizada que facilita a vida a todos.
  • Já está lá. Este não é um conjunto de ideais para aspirar a um padrão de perfeição. É sim uma prática de atenção plena e de fazer logo as coisas (não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, pois amanhã pode precisar desse tempo para outra coisa urgente) e se está a limpar ou a remover itens que não necessita para o lixo conscientemente, já chegou lá.



Sem comentários:

Enviar um comentário