Blogue para auto-ajuda, consultoria para imagem pessoal e espaços, dicas para organização e maximização de tempo.

Torne a sua vida melhor: mais positiva, mais simples e mais organizada!


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas contra a Crise - Toca a Poupar!!


São 10 super dicas anti-Crise:


1 - Fortaleça as suas redes de contactos (amigos, colegas de trabalho, família, amigos das redes sociais, etc.). Rodeie-se de pessoas que poderão estar também na sua situação de quererem rentabilizar o que têm, seja ao nível de serviços que possam oferecer em troca de bens ou dinheiro, ou mesmo apenas vender produtos.

2 - Em casa é onde pode poupar mais dinheiro. Se reduzir as suas necessidades irá passar bem e cultivar um espírito de poupança na sua família que trará frutos também a longo prazo. Reduza os seus gastos energéticos: diminua um pouco o termostato dos aquecedores; cozinhe nas horas nocturnas e aproveite o vapor de uma panela ao lume para cozer restantes alimentos e utilize os electrodomésticos mais aos fim-de-semana; viaje mais de transportes públicos; sempre que abrir a torneira e queira água quente, recolha num balde a água que entretanto sai fria e aproveite-a para descargas na sanita, assim poupará em litros de água ao fim do mês!

3 - Sempre que for ao supermercado faça uma lista e não compre por impulso. Planeie bem as suas necessidades para as ementas de cada semana. Um dica óptima é verificar bem os preços dos produtos, comparando-os pelo preço do litro ou do quilo (que costuma estar em letras mais pequenas nos preços assinalados nas prateleiras) e adquira o que for mais em conta.Tente não ultrapassar, de modo algum, o seu orçamento (pois é dinheiro que poupa e que pode fazer falta para outras coisas) para alimentação de cada mês e pague tudo a pronto.

4 - Hoje em dia a Internet está ao alcance de todos. Tire proveito máximo disso. Sempre que precisar de alguma coisa ao nível de bens, ou serviços, use a enorme base de dados que é a Internet para aprender como fazer você próprio aquilo que precisa e muitas vezes a partir do que já tem em casa. Falo, claro, dos famosos DIY (Do It Yourself / Faça Você Mesmo) que estão por toda a Internet e falam de como aproveitar o que tem, transformando no que precisa, seja para decorar ou equipar a sua própria casa, seja para oferecer ou vender a alguém. De artesão temos todos um pouco, por isso, mãos à obra e toca a rentabilizar!

5 - Aprenda a dizer não! Todos os dias somos bombardeados com promoções, seguros, subscrições e outras mais tentações. Ora, que tal cortar com a subscrição no ginásio e passar a fazer caminhada durante 45 minutos? Ou usar os parques de manutenção que há cada vez mais nos vários municípios e também informar-se sobre a piscina pública mais próxima? Reflicta e pergunte a si mesmo: eu preciso disto? Quais são as alternativas?

6 - Faça proveito dos serviços públicos e outros gratuitos que existem no seu município e na sua freguesia. Informe-se dos seus direitos e oportunidades que podem surgir, pois uma pessoa informada consegue tirar proveito do que existe ao seu dispor. Por exemplo, se tem uma biblioteca passe a lá ir em vez de ter de comprar os livros e assim também está a contribuir para menores desperdícios.

7 - Falando de novo no mundo que é a Internet, tire algum tempo para pesquisar e verá que terá frutos no que diz respeito a poupar dinheiro em vários sectores da sua vida. Um deles, que já está bastante disseminado pelos portugueses, é fazer as compras do mês no supermercado online e assim poupar com os descontos que são oferecidos.Também existem bons negócios noutros sectores, como tecnologia, electrodomésticos e roupa (nova e em segunda mão).

8 - Atenção a um outro fenómeno (Car Pooling) que está a crescer em Portugal: as partilhas de carros e boleias para que as despesas de transportes saiam muito mais em conta. Outra medida em crescimento e muito inteligente, pois casa dois em um, é andar de bicicleta. Adoptar uma bicicleta como meio de transporte, não só o faz poupar como melhora a sua qualidade de vida aumentando a sua saúde!

9 - Passe a fazer em casa, aproveitando o tempo para conviver com a família, tarefas e actividades que fazia fora: tomar café, tempo de estética (unhas, cabelos), refeições, convívios dançantes (bailes), etc. Pode inclusive adoptar hobbies que lhe tragam poupança e praticar com amigos e família, por exemplo, dedicar-se à pesca, à pintura, à bricolage, jardinagem, etc. Vai ver que reduz em 75% os seus gastos!

10 - Se tem coisas que não usa, ou não lhe servem, ou já não quer, transforme-as em dinheiro, ou em objectos de troca. Pode anunciar os seus bens para oferta ou troca e ganhar dinheiro com esses pequenos negócios que se forem muitos já valerão uma pequena fortuna.
O fenómeno do mercado das trocas de bens está de volta e em grande. Existem várias comunidades online onde pode trocar objectos e assim rentabilizar a sua vida com o que já tinha.


Realmente "a necessidade é a mãe de todas invenções" e se reduzir as suas necessidades, mantendo apenas as essenciais, levará uma vida muito mais sustentável. Com o dinheiro que poupar, se tiver planeado pôr algum de lado para as férias, vai ver que vai conseguir ter umas férias excelentes; não se esqueça que Portugal é imenso e variado nas suas paisagens e sítios, que são espectaculares para se visitarem. Aproveite mesmo em tempo de crise e reajuste a sua vida para melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário