Blogue para auto-ajuda, consultoria para imagem pessoal e espaços, dicas para organização e maximização de tempo.

Torne a sua vida melhor: mais positiva, mais simples e mais organizada!


quarta-feira, 26 de março de 2014

Comece hoje a decidir melhor!

Ao longo da estrada da vida, vai ter de tomar muitas decisões. As decisões que faz diariamente vão desde o trivial ao crucial e em muitos casos o que decidir vai determinar o tipo de pessoa que se vai tornar mais tarde. Tomar decisões em fases cruciais pode até mesmo afectar o seu futuro irreversivelmente.


Se já fez alguma coisa da qual depois se arrependeu e quiser saber mais sobre como fazer melhores decisões, deixo aqui um conjunto de critérios para fazerem parte da sua checklist antes de tomar uma decisão.


1. Escreva as suas opções num papel, ou num caderno - Deixe os preconceitos de lado e simplesmente numere as várias possibilidades de acção, independentemente do ridículo que algumas possam parecer.


2. Pense em cada opção - Pergunte-se se realmente quer decidir por determinada opção, imaginando as consequências da mesma. Elas podem acabar por não ser exactamente como previu, mas vai-te dar uma visão melhor do que pode acontecer.
Pense em como isso vai afetar outros, se seria prejudicá-los, ou ajudá-los.


3. Aperceba-se os seus sentimentos sobre todas as escolhas possíveis - Se achar que é difícil sentir alguma coisa sobre algumas delas, então provavelmente não valem a pena. Lembre-se que esta não é uma análise lógica, pois está simplesmente a deixar os seus pensamentos virem pela forma como pensou sobre as suas opções.


4. Respeite os seus sentimentos - Sentir-se-á bem ou não com certas opções que tomar? Algumas opções parecem erradas, mas isso é a sua mente a aplicar julgamentos sobre elas e não deve fazer isso pois poderá precipitar-se em conclusões erradas.
Seja paciente e leve a sério os seus próprios sentimentos .


5. Relacione as suas escolhas com as suas prioridades - Crie uma lista de prioridades para cada pergunta que exige uma decisão. Em seguida, coloque as suas opções contra a lista de prioridades. Se tem prioridades bem estabelecidas, isso vai ser fácil. Senão, precisará de mais tempo com este passo.


6. Desenhar a sua escolha - Na maioria das vezes, a sua escolha vai movê-lo antes mesmo de perceber que tomou uma decisão. As coisas devem começar a encaixar-se, neste momento, devendo sentir-se bem sobre si mesmo e o que quer. Isso reforça a sua confiança em si mesmo e reforça a sua identidade.


7. Tome consciência da sua decisão - Deixe que ela se torne parte de si. Descarte as outras opções. Neste ponto, está a colocar tudo junto em preparação para a acção. Agora não recue e siga em frente em direcção à sua decisão final.

8. Faça tudo o que for possível para concretizar a sua decisão - As outras opções podiam ter funcionado bem, mas tem que ser leal e optimista sobre a opção que tomou e levá-la até ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário