
"Esta plataforma, concebida sob os princípios de centralização, integração e personalização, procura "falar" a mesma linguagem dos utentes, e responder às suas necessidades através de dois tipos de serviços:
- Serviços informativos, cujo acesso é público, dispensando assim a autenticação do utente;
- Serviços eletrónicos, disponíveis na área "A minha saúde", cujo acesso exige a autenticação do utente com o Cartão de Cidadão e PIN ou número de utente SNS e senha.
Na área "A minha saúde", o utente passa a ter um papel ativo na manutenção, promoção e melhoria do seu estado de saúde e, consequentemente, um atendimento mais eficaz e seguro, através das seguintes funções:
- Registo de contactos de emergência através da opção "Os meus dados";
- Registo de informação sobre hábitos, medicação, alergias e doenças através da opção "Os meus registos";
- Registo das medições de peso, altura, glicémia, tensão arterial, colesterol, triglicéridos, saturação de oxigénio e de tempo de coagulação do sangue (INR) através da opção "As minhas medições";
- Carregamento de documentos de saúde, como análises clínicas, relatórios médicos e similares através da opção "Documentos";
- Partilha dos dados de saúde com os profissionais de saúde do SNS (SNS (hospitais, urgências, cuidados primários), mediante autorização prévia do utente, e com a possibilidade de poder consultar o histórico de acessos a essa informação através da opção "Os meus dados".
A partir do momento em que o utente autoriza a partilha de informação, o médico ou o enfermeiro de um serviço do SNS pode consultar os seus dados de saúde, sem os poder modificar ou eliminar, e, deste modo, chegar mais rapidamente ao diagnóstico/terapêutica.
Na área "A minha saúde", o utente pode ainda contactar com o seu centro de saúde (administrativo, enfermeiro ou médico) ou realizar outros serviços eletrónicos, como o agendamento de uma consulta, o pedido de prescrição de medicação crónica ou a consulta do tempo de espera para cirurgia.
De um modo complementar, o utente pode obter informações sobre vários serviços de saúde, disponíveis na área "Serviços". Através da árvore de navegação disponível nessa área ou então através da pesquisa por palavra-chave, o utente fica a conhecer os requisitos e condições de realização de um determinado serviço, podendo, sempre que se tratar de um serviço transacional, realizar o mesmo através da internet.
A PDS-PU disponibiliza ainda outras áreas informativas, como o "Dicionário do utente" que disponibiliza informação, numa linguagem simples e clara, sobre doenças e situações clínicas, exames e tratamentos ou questões de saúde e bem-estar."
Sem comentários:
Enviar um comentário